Decidi vender minha alma. Não, nada de seres mitológicos, pois não sou religioso. Na verdade nem sei se esse conceito de alma existe.
Estou apenas usando essa expressão popular pois decidi estudar Java. Não apenas estudar, mas também me certificar. Sempre critiquei o Java por achar muito burocrática, com um grupo de usuários fanáticos, tentando te evangelizar com falácias. Mas, infelizmente, é o que o mercado pede.
A primeira dúvida foi: qual certificação fazer? Lembro-me que na página da Sun tinha um fluxograma muito bom que te ajudava a decidir qual caminho seguir. Depois que passou
tudo para a Oracle, não encontrei mais esse gráfico. O que mais se assemelha foi essa página: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=141
Aí você vê quais são as certificações disponíveis em Java: SE 7, SE 5/6, SE 6, EE6, EE5, ME1… E os níveis: Associate, Professional, Master, Specialization/Expert. A primeira coisa que alguém que não conhece Java pensa ao ver isso é: “Que porra é essa?”. Mas não é tão complicado.
Na verdade ainda nem sei qual a diferença para SE, EE e ME. Mas vi que o caminho inicial é SE, então vamos de SE. Segunda dúvida: 6 ou 7? Procurei alguns fóruns brasileiros e estrangeiros, e a conclusão que cheguei é que hoje (jan/2012) a versão 7 é nova, e a transição para a versão 7 ainda irá demorar. Ok, então decidido: SE 6.
Até agora parece tudo certo, a porta de entrada me pareceu ser o OCA, Java SE 5/SE 6. Mas ao detalhar o Professional, algo curioso: não é necessário ter o nível Associate. Pensei: para que ele existe então? As especificações das provas são diferentes, mas achei que fosse uma hierarquia: Associate -> Professional -> Master -> Expert. Assim como aquela nomenclatura (na minha opinião idiota) de programador Junior, Pleno, Senior e Master.
Enfim, a decisão foi feita. Só resta me decidir qual a certificação, Associate ou Professional. Pensei em fazer cursos, mas todos são muito caros. Como também não me dou bem com o ritmo de estudo em uma sala de aula, vou estudar por conta própria. E farei um registro dessa jornada aqui.