Fala galera maligna do mal, tudo na mais pura beleza? E então vocês estão prontos para encarar frente a frente a morte? Prontos ou não vamos filosofar sobre o nosso próximo tema, que por acaso é a seguinte frase: “nada pode surgir do nada”. Legal não? Legal e incrivelmente espetacular. Vocês nunca se perguntaram como surgiu o universo? Como nosso corpo é formado no ventre de nossas mães? Exatamente, nada pode surgir do nada. Assim como é de costume façamos a nossa perguntinha básica de sempre: “Então o que estava antes?” Esse é um tema que tem quebrado a cabeça de muita gente, principalmente de uns filósofos chamados de Pré-Socráticos, isso mesmo, eles são anteriores a grande Filosofo Sócrates, eles se preocupavam com as coisas da natureza, faziam geralmente as seguintes perguntas: “Do que é feito?” “De onde veio?” “De que reino pertence?”. Podemos dizer que eles são os primeiros biólogos do globo. Agora para vocês veres que existia burrada até naquela época, vamos pegar um objeto simples, que tal um vaso? Bem, eles pegavam um vaso qualquer, e analisavam e chagavam a seguinte conclusão: De que é feito? Resposta: De terra e água. De onde veio? Da terra. De que reino pertence? Ao reino inanimado. Coisa estranha não? Sim eles pensavam que as coisas eram feitas dos quatros elementos: Água, Terra, Ar e Fogo. As coisas existentes na natureza eram formadas ou de terra ou de água ou de ar ou de fogo ou ainda da combinação desses elementos. E que quando tal coisa deixava de existir, isto é, morria os elementos se separavam. Legal você pensar que o corpo humano pode ser uma combinação de terra e água.
Agora uma pergunta para aqueles que se recusam a crescer: Qual é o melhor brinquedo do mundo? Para aqueles que responderam que o melhor brinquedo é o War (jogo de tabuleiro que envolve estratégia), sinto mas estão errados, ele é bom mas não o melhor. Para aqueles que responderam que o melhor brinquedo do mundo é o Banco Imobiliário, sinto novamente mas a resposta está errada. Para aqueles que acreditam que o melhor brinquedo do mundo é o Comandos em Ação, sinto mas também não é a resposta certa.(Aí que saudade!!!) A resposta certa seria LEGO. Ele não é o melhor brinquedo do mundo? (Acho que vou comprar um pra mim). Por quê? Com o Lego você pode montar qualquer coisa. Você pode construir uma casa, um boneco, uma arvore, um carro, enfim qualquer coisa que as peças permitam fazer. Tudo isso para falar o filosofo do Átomo, quem descobriu o átomo não foi John Dalton , e sim um cara chamado Demócrito. Sim foi ele que descobriu o átomo, ele em sua viagem pelo pensar chegou a seguinte conclusão que realmente quando uma coisa morre os elementos que estavam nessa coisa se separavam, voltando para a natureza, nesse ponto ele concordava com seus antecessores, mas discordava deles quando o assunto era as transformações, pois uma vez que o a água se unisse com a terra para formar uma coisa os dois se transformavam. Demócrito achava que os elementos não sofriam transformações, não podiam, mas então o que acontecia? Simples ele acreditava que existia coisas minúsculas que não podiam ser divididas, a essas coisinhas ele as chamou de átomos (a = não e tomos = divisível), assim o átomo, por ser indivisível, era eterno e imutável, assim não se transformava, agora a pergunta de um milhão de dólares: O que o maldito lego tem haver com tudo isso? Você não notou? Basta olhar cada peça como sendo um átomo. Para Demócrito os átomos apos a morte de um individuo, os átomos deles se separavam e iam formar outra coisa, da mesma forma que você pode fazer com as famosas peças de Lego. Assim nos temos átomos de uma pedra, de um cavalo, de uma mula, sim de uma mula, podemos até ter átomos de dinossauros, chocante não?
Feita essas explicações, descobrimos do que somos feitos, assim passemos ao grande mistério, de onde vem o universo? Bem vamos falar agora da Teoria que espantou e continua espantando muita gente, essa teoria é chamada por um nome carinhoso Big Bang (Grande Explosão, “bang” é um barulho, saca?), algumas coisinhas antes. Quando você ouvir falar em “ponto zero”, esse é o ponto onde tudo começa. Quando você ouvir falar em “tempo zero”, esse é ponto onde o tempo começa, e quando digo que é onde o tempo começa é porque começou mesmo, antes desse tempo não existe tempo, como nós conhecemos, dividido em horas, minutos e segundos. Prossigamos, antes do ponto zero, segundo os criadores dessa teoria, existia uma grande massa de energia, e essa energia estava tão concentrada, que por exemplo, um milímetro cúbico dessa massa, dava para deixar todas as luzes do mundo ligadas vinte quatro horas durante uns 10 anos (apenas ilustrativo). Mas essa massa era uma coisa instável, e sendo assim, ela explodiu,(eis a razão do “bang”), uns 15 minutos depois (apenas ilustrativo) sugiram os elétrons, são partes do átomo com o valor -1, depois disso, uns três dias depois (apenas ilustrativo), veio a surgir o prótons, partes do átomo com o valor +1, mas não foi dessa vez que o átomo surgiu, muito tempo depois surgiu o nêutron, partícula de valor 0, e depois que a temperatura baixou muito, é que veio a surgir o átomo, depois disso vocês sabe o que acontece, um átomo disso junta com um outro átomo daquilo e forma um troço estranho chamados planetas e por aí vai, basta lembrar de Demócrito e o seu minúsculo Lego.
Tendo falado de um dos maiores mistérios do universo, ele próprio, eu termino este episodio da serie vamos filosofar um pouco. Assim resta dizer apenas que nossos átomos fazem parte da grande bacia de Lego do grande criador, Deus.
Um big abraço (para os homens)
e
Um big beijo (para as mulheres)
Fui
J